domingo, 9 de novembro de 2014

Interstellar : Análise Crítica ( SEM SPOILERS)

Imagem da autoria de Tati Figueiredo


Oi gente! Hoje vou fazer uma breve análise crítica sobre o filme Interestelar (título original: "Interstellar"), que eu assisti ontem. A história se passa em uma época (presume-se que seja no futuro) em que a Terra está muito deteriorada, os alimentos estão cada vez mais escassos e a humanidade está cada vez mais perto da extinção. Nesse cenário, Cooper (Matthew McConaughey), por uma série de acontecimentos, acaba encontrando um esconderijo secreto da NASA. Lá, o protagonista conhece cientistas que explicam para ele sobre o plano de ir para o espaço e tentar encontrar um planeta que seja habitável. Sendo Cooper um engenheiro e ex-piloto, os cientistas pedem para que ele participe dessa missão. E, apesar da tristeza de ter que abandonar seu casal de filhos, Cooper concorda em viajar para o espaço com o grupo de cientistas.

No geral, gostei bastante do filme, mas confesso que algumas partes foram mal explicadas (principalmente a parte final), o que deixou alguns aspectos do filme um pouco confusos, pelo menos para mim. Quando cheguei em casa do cinema, a primeira coisa que fiz foi procurar na internet algum site que me ajudasse a esclarecer minhas dúvidas. Não consegui encontrar muita coisa nos sites brasileiros. Apenas encontrei algumas críticas e resenhas bem superficiais sobre o filme, mas até que foi proveitosa a leitura e gostaria de comentar um pouco sobre o que li.

Quanto às críticas favoráveis, a maioria dos críticos disseram que as cenas foram muito bem feitas, os efeitos especiais foram espetaculares e a trilha sonora, de extrema qualidade. Concordo com tudo isso. E digo mais: algumas cenas foram tão incríveis que, por um instante, achei que estivesse assistindo em 3D.

Com relação às críticas desfavoráveis, houve maiores divergências entre a minha opinião e a dos críticos. De acordo com alguns, o filme teve muito diálogo, com explicações excessivas e pouca ação e, por isso, ficou meio cansativo. Não concordo nem um pouco. Não achei o filme nem um pouco cansativo e, apesar de ser longo, fiquei tão intrigada com a história que nem vi a hora passando. E achei que o filme teve uma dose certa de ação, mas, de fato, não foi o ponto central do filme (para a minha alegria, já que eu detesto filme que tem pouca história e muita ação). Então, acredito que isso vai do gosto de cada um. E, de forma alguma, achei que houve explicações excessivas. Pelo contrário, algumas partes deveriam ter sido melhor explicadas, principalmente a parte final, como foi dito anteriormente.

Outros críticos falaram mais da questão emocional dos personagens, que, no geral, não ficou muito boa. Nesse ponto, tenho que concordar. Tirando algumas exceções (a atuação de Matthew McConaughey foi absolutamente sensacional nesse aspecto, principalmente no que diz respeito à relação do seu personagem com a filha Murph), os personagens, em geral, não expressaram muito bem suas emoções. Acredito que o problema maior foi que os personagens mais secundários foram deixados "para escanteio", não interagindo muito bem com os principais e nem com a história. Quando você assistir ao filme vai entender melhor o que quero dizer.

Depois de ler quase todas as críticas e resenhas que encontrei na primeira página de pesquisa do Google, percebi que não ia encontrar as respostas que queria em sites brasileiros. Então, busquei em sites estrangeiros. Li dois muito bons. Os dois explicavam sobre as partes que fiquei em dúvida, mas a explicação do segundo site que li foi muito mais aprofundada que a do primeiro. Vou deixar o link para o site (que gostei mais) ao final. Já adianto que está todo em inglês (você pode até traduzir, mas corre o risco da tradução não ser muito boa) e que está cheio de spoilers, inclusive sobre o final. Então, recomendo ler depois de assistir ao filme.

Enfim, é um filme muito bom. Gostei bastante e recomendo. Talvez você fique sem entender algumas coisas (como eu), mas é só ler a explicação do site indicado (link logo abaixo!) que tenho quase certeza que você vai conseguir resolver todas as suas dúvidas e ficar ainda mais encantado com o filme!

Aqui vai o link do site:  http://screenrant.com/interstellar-ending-spoilers-time-travel/ 

Meu post sobre o final do filme: Interstellar - entenda o filme (COM SPOILERS)

Meu post discutindo o paradoxo do filme: Paradoxo do Tempo em Interstellar - Possíveis Teorias


Bjs, Tati.


8 comentários :

  1. Confesso que não tinha colocando tanta fé nesse post.
    Mas quando comecei a ler eu vi o quão bem você escreve. Pelo visto você é mais velha que eu, e eu gostaria muito de poder fazer resenhas tão bem quantos as suas.
    Esse análise crítica foi muito boa, eu estava vendo em um site de filmes, algumas para ler... e no meio das outras vi esse. Eu já tinha pensado em assistir, mas nem dei muita bola nem fiz questão! Mas pelo visto é muito bom e você me deixou curiosa!
    Parabéns e te desejo todo sucesso que você merece!
    Sempre que precisar, entre em contato comigo pelo
    http://teenlife-pa.blogspot.com/
    Obrigada, beijos! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio Aninha! E valeu por se inscrever no meu blog! Me inscrevi no seu tbm! Assiste ao filme sim, vc vai gostar! E depois vc dá uma lidinha no meu outro post com spoilers, para entender o filme. Nesse post com spoilers, escrevi mta coisa q eu tinha lido em sites internacionais (q eu indiquei no inicio da resenha), então, mereço pequena parte dos créditos! Bjão e mto obrigada pelo apoio!

      Excluir
  2. Seguindo sua orientação na postagem sobre Paradoxo do Tempo em Interstellar: Possíveis Teorias, vim parar por aqui primeiro, já que não assisti a esse filme ainda. Confesso que adoro filmes futuristas, na verdade acho que deviam passar nas escolas por serem um alerta em relação ao nosso planeta. Será que já encontro ele na locadora?... Fiquei curiosa, vou tentar conferir! abs.
    www.caprichoseleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jerusa! Que bom que você não leu o post, porq senão o filme não ia ter mais graça pra vc rsrsrs Eu acho q já deve ter nas locadoras sim. Já faz quase um mês desde q saiu de cartaz. Se vc der uma procurada, deve ter pra assistir na net. Vc vai gostar do filme sim. É super legal. E aí depois vc lê as minhas resenhas.....vai ser ainda mais divertido! Bjsss

      Excluir
  3. Gostei do comentario sobre o filme. Gosto de filmes com pouca açao, ou quase nenhuma. Prefiro dialogos e temas interessantes. Nao assiti o filme. Vou faze-lo agora. Vou sempre acompanhar seus comentarios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom q gostou José, vale a pena assistir sim! Vou ver se assisto de novo nessas férias. Tava querendo esperar passar na tv fechada, mas acho q isso ainda vai demorar ne......entao, vou ver no pc mesmo rsrs Fico feliz em saber q vc quer me acompanhar, não é sempre q posto resenhas de filmes, mas costumo postar sempre q assisto algum filme q merece receber algum tipo de crítica interessante, seja ela boa ou ruim. Bjs e espero q curta bastante o filme!

      Excluir
  4. Voce saberia me dizer qual é a idade da filha do piloto,quando ele retonou a terra?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...