domingo, 23 de agosto de 2015

Teoria da Pixar: Solucionando o Paradoxo do Tempo




Olá pixar lovers, no post de hoje vamos falar sobre o paradoxo do tempo presente na famosa Teoria da Pixar (também vamos falar um pouco sobre a questão dos Easter Eggs). Para quem não sabe, trata-se de uma teoria criada pelo jornalista norte americano Jon Negroni que explica que todos os filmes da Pixar estão inseridos em um mesmo universo, só que em épocas diferentes. Aprenda mais detalhes lendo o post ATeoria da Pixar – Todos os filmes da Pixar são um só, do blog Vitralizado. Tem também o vídeo Teoria da Pixar, do canal Nostalgia, que explica bem o assunto. Recomendo que você leia o post e depois assista ao vídeo para entender bem a teoria........acredite, vai ser bem divertido! E, claro, depois volta aqui para ler este post. Pode deixar que vou ficar aqui te esperando.......










Bom, como eu ia dizendo, vamos falar de uma questão bastante comentada pelos críticos da teoria, que é o paradoxo envolvendo o fato da Boo, de Monstros S.A., ser a bruxa de Valente:
Segundo a teoria de Negroni, todo o universo da Pixar é do jeito que é por causa da bruxa de Valente, responsável por realizar os feitiços que iniciaram a evolução dos objetos e dos animais, que foram se tornado cada vez mais humanizados e inteligentes, certo?! 



Pois bem, levando em consideração que os feitiços da bruxa (que deram início à mencionada revolução) ocorreram na Idade Média escocesa (que é a época retratada em Valente), então como ela poderia ser a Boo, uma garotinha que nasceu anos e anos depois disso tudo? Não teria sido possível ocorrer toda essa evolução de objetos e animais se a própria fonte disso tudo (a bruxa de Valente) sequer existia, né?! 




Pois bem, temos aí o nosso PRIMEIRO PARADOXO DO TEMPO. Isso mesmo que você ouviu, ainda tem OUTRO paradoxo presente na teoria. Um paradoxo que provavelmente passou desapercebido pela maioria das pessoas:

De acordo com a teoria de Negroni, a Boo só conheceu o Sully porque ele voltou ao passado para encontrá-la, certo?! Olhando pela perspectiva do Sully, é fácil imaginar que ele simplesmente fez uma viagem no tempo e voltou ao passado......


PORÉM, olhando pela perspectiva da Boo, as coisas complicam um pouco (aliás, muito rsrs): como ela poderia ter conhecido o Sully se ele ainda não existia? Eu sei que você deve estar pensando: “porque ele viajou no tempo, uai”. Tá, mas como ele poderia ter viajado no tempo se ele ainda sequer existia para começo de conversa? É como se uma “versão futura” de você mesmo viesse do futuro para conversar com você do presente........não seria estranho? Não iria parecer algo impossível de acontecer? Conseguiu visualizar o que quero dizer? Não?! Então tente visualizar visualizando (haha como sou engraçada):



Pois é, estamos falando do velho paradoxo existente na maioria das histórias que tratam sobre viagem no tempo: como é que alguém do futuro pode influenciar o passado ou o presente se esse tal alguém sequer existe ainda?
Bom, existem algumas teorias que tentam explicar os paradoxos envolvendo viagem no tempo, mas a minha favorita até o momento é a Teoria das Vezes (assim apelidada por mim hehe), segundo a qual existem várias linhas do tempo (ou realidades paralelas ou, como eu gosto de chamar, vezes) e, em cada uma delas, os acontecimentos se dão de maneira diferente............mas como isso se aplica à Teoria da Pixar?! 


É o que vamos ver agora:
Na primeira VEZ (ou primeira linha do tempo), ainda não existia a Bruxa Boo na história de Valente, já que ela sequer era nascida na época. Logo, não existiram os feitiços que iniciaram a evolução dos objetos e dos animais e, por consequência, tal evolução não existiu. É isso mesmo que você está pensando: o Universo da Pixar era beeeeeeeeeeem diferente do que o que nós conhecemos..........mas como era esse universo? Não dá para saber exatamente como era, mas sabemos que não existiam animais e objetos falantes em Ratatouille, Procurando Nemo, Toy Story, Carros..........também é importante ter em mente que a Boo não conheceu o Sully nessa linha do tempo, pelo simples fato de que ele ainda não existia.
Pois bem, como eu disse, não dá para saber exatamente o que aconteceu nessa primeira VEZ, mas dá para imaginar mais ou menos: é provável que, com o desenvolvimento tecnológico, a Terra foi ficando cada vez mais poluída e as máquinas, cada vez mais evoluídas até assumirem o controle de tudo. Sim, existiu uma evolução das máquinas nessa primeira VEZ, mas trata-se apenas de uma evolução normal, decorrente do desenvolvimento tecnológico: os seres humanos foram construindo máquinas e robôs cada vez mais inteligentes até chegar ao ponto em que eles adquirem a capacidade de pensar por si só e, com isso, se juntam para dominar o mundo através da BNL.......ou seja, a história de Wall-E provavelmente ocorreu de maneira bem parecida com a que conhecemos: os seres humanos passam uma “temporada” longe da Terra por causa da poluição e depois voltam ao planeta e recolonizam..........


Com o passar do tempo, começam a surgir os monstros (que, segunda a teoria de Negroni, surgiram a partir da modificação dos animais ou através do cruzamento entre seres humanos e animais). Temos então os nossos queridos monstrinhos de Monstros S.A. e a história deve ter se dado de maneira bem parecida com a que conhecemos: há uma escassez de energia, o que leva os monstros a construírem portas que os levam ao passado para assustar as crianças e, assim, adquirir energia.........nisso, o Sully abre a porta do quarto da Boo e.......começa a segunda VEZ (ou segunda linha do tempo).


Na segunda VEZ, ainda não existe a Bruxa Boo na história de Valente, logo, continua não existindo a evolução dos objetos e dos animais........mas  há diferenças com relação à primeira VEZ: a Boo conhece o Sully, passa algum tempo no futuro, na civilização dos monstros, depois o Sully a leva de volta para o seu quarto no passado e destrói a porta..........como sabemos, a porta é reconstruída algum tempo depois e Sully volta a ver a Boo, mas é bem provável que as visitas foram encerradas em algum momento (e não duvido muito que a porta foi novamente destruída). Inconformada de nunca mais ver o seu gatinho, a Boo, de alguma forma, aprende a viajar no tempo usando a mesma “passagem” usada por Sully: as portas.


É, eu sei que é estranho imaginar uma menininha tão fofa e inocente como a Boo sendo uma bruxa, mas não se esqueça de que as aparências enganam..........e quando a gente para e pensa em algumas coisas, até que não é loucura imaginar que a Boo já tivesse nascido uma bruxa:




Lembra que, quando o Sully abriu a porta do quarto da Boo (para verificar se algum dos seus colegas estava lá assustando), não tinha ninguém lá dentro?! Só que quando o Sully se vira.....




.......ele vê a Boo brincando com a sua cauda! Não é estranho ela ter aparecido ali do nada?! Eu sei que é possível ela ter saído do quarto sem que o Sully visse, mas, convenhamos: não seria nada fácil fazer isso...... 




E lembra do Sully tentando colocar a Boo de volta no quarto?!




Até que ele conseguiu colocá-la, mas..........




......ela simplesmente aparece nas costas dele depois! Pois é, muito estranho uma criança nessa idade ter uma habilidade dessas, não é mesmo?!




E vocês já repararam que a Boo não se assusta fácil?! Afinal, ela fica um bom tempo longe de casa (e dos seus pais) em uma civilização desconhecida composta por várias criaturas estranhas...........qualquer pessoa, principalmente uma criança, ficaria no mínimo bastante desesperada para voltar para casa, certo?! Só que a Boo, indo contra toda a lógica do que esperar de um ser humano normal, lidou super bem com a situação! Pode ser que ela já estivesse tão acostumada com "aventuras estranhas" (e com o fato dela mesma ser estranha), que não sentia medo tão facilmente............



Enfim, é possível que a Boo já tivesse poderes desde pequena e, com o tempo, foi aperfeiçoando-os até conseguir descobrir como viajar no tempo para procurar o Sully. Não sabemos se ela passou boa parte da vida viajando ou se ela só aprendeu a viajar no tempo depois de velha. Também não sabemos se ela já conseguiu encontrar o Sully ou se ainda está o procurando........é possível que ela já tenha o encontrado, mas continuou viajando por outro motivo, talvez para pegar mais magia (e, assim, fortalecer seus poderes) das famosas “chamas azuis” que vemos em Valente......
Muitos inclusive acreditam que foi a Boo quem colocou os Easter Eggs (para quem não sabe, Easter Egg é qualquer coisa intencionalmente escondida dentro de alguma obra, seja ela filme, livro, jogo......) nos filmes da Pixar, o que não é uma teoria totalmente sem fundamento:




Em Valente, vemos que a bruxa está fazendo um carro da Pizza Planet de madeira........




E, também na casa da bruxa, podemos ver a figura do Sully esculpida em um pedaço de madeira..............



Ou seja, há uma nítida ligação da bruxa com os Easter Eggs presentes em Valente. Logo, é possível que ela também esteja ligada aos Easter Eggs presentes nos demais filmes (mas trata-se de uma questão bastante complicada e cheia de controvérsias, que é melhor analisada no post Easter Eggs e a Teoria da Pixar - Analisando as contradições).
Enfim, voltando a onde paramos, Boo descobre como viajar no tempo, mas não sabemos se ela fez outras viagens antes de ir para a época em que se passa Valente. Só sabemos que, em algum momento, ela foi para essa época, fazendo surgir uma nova VEZ (não sabemos se é a terceira, quarta.........décima vez.......isso depende do tanto de viagens que a Boo havia feito até então), que é a VEZ em que finalmente temos a bruxa realizando os feitiços que dão origem à evolução dos objetos e dos animais e, portanto, temos o Universo da Pixar do jeito que conhecemos (ou, pelo menos, bem parecido com o que conhecemos), com animais e objetos falantes........

Só que não dá para saber se essa é a VEZ em que se passa o Universo da Pixar exatamente como conhecemos, com todos os Easter Eggs e tudo mais..........afinal, pode ser que a Boo tivesse ido para outras épocas depois da “temporada” que passou na história de Valente e, claro, é provável que ela foi deixando ainda mais Easter Eggs nas outras histórias (lembrando que a cada viagem surge uma nova VEZ)............até termos o nosso querido Universo da Pixar EXATAMENTE como conhecemos! 



Por mais que eu tenha tentado ser clara, sei que é um assunto difícil de entender, então, montei esse esquema para ajudar:





Então é isso gente, espero mesmo que tenham gostado! Quero deixar claro que a minha intenção é apenas levantar discussões bacanas sobre um tema tão interessante quanto esse. De forma alguma pretendo criar uma "verdade absoluta", então, fiquem à vontade para criticar e mostrar os possíveis "furos" presentes na minha ideia. Ah, e para quem curte posts assim, tenho um nesse estilo sobre o filme Interestelar (que também levanta discussões envolvendo viagem no tempo). Então, não perca: Paradoxo do Tempo em Interstellar - Possíveis Teorias.




Bjinhos pixarianos, Tati.


8 comentários :

  1. Adorei o post... Muito bom...
    Seguindo http://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio Jen, vou dar uma passada agora no seu blog e conferir as novidades =)

      Excluir
  2. Adorei, muito bom mesmo! É uma teoria fantástica. Continue assim Tati, gosto muito das suas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Adriano, fico mto feliz em saber. Dá mto trabalho pensar nessas coisas, mas é divertido hehe fique à vontade para criticar e dar a sua propria opinião ou sua propria teoria sobre isso.....Bjinhos

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha ouvido falar da teoria da Pixar, inclusive tinha visto o video do Nostalgia sobre isso hehe Parabéns pelo post Tati !!! Bjim

    blogpatyrezende.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Paty, to indo la no seu blog conferir as novidades :) Bjinhos e obrigada pelo carinho de sempre <3

    ResponderExcluir
  6. eu tava pensando né véi, se toy store se passa dps de wall-e e tudo mais... esse novo filme do Lightyear poderia significar q ele foi o primeiro humano na missão espacial para sobrevivência humano fora da Terra poluída... mas temos q esperar pra ver agora kskskskks

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...