quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Farsa escancarada na final do MasterChef Profissionais




Nunca pensei que fosse ver uma farsa tão escancarada assim em um programa de TV. Me senti uma completa idiota (assim como os jurados, que estavam claramente desconfortáveis ali) vendo aquela apuração de votos e, depois de analisar cada comentário dos jurados e a respectiva nota de cada um (o que você confere neste post), fiquei com mais raiva ainda. Não, eu não estava torcendo pelo Marcelo. Torcia pela Dayse, mas queria que ela ganhasse por uma avaliação JUSTA, e não essa farsa nojenta e escancarada que vimos. Enfim, bora analisar tim-tim por tim-tim como se deu essa farsa:


AMUSE BOUCHE


Primeiro Amuse Bouche do Marcelo:



Fogaça: disse que não sentiu muito o gosto do Tucupi e que o tacacá parecia uma goma. Perguntou ao Marcelo se essa textura foi intencional e ele disse que sim, que era para grudar na bochecha para pegar mais sabor. E o Fogaça disse "interessante".

Nota do Fogaça nesse prato: 5 (notão perto das que veremos a seguir.....)


Paola: disse que gostou muito da textura do bolinho e que o tacacá estava bem primoroso e delicado. A única crítica que ela faz é que deveria ter criado melhor um contraste de textura. Termina dizendo que achou genial a ideia.

Nota da Paola nesse prato: 2 (oi???? Nem preciso comentar né......acho que se fosse eu cozinhando, mereceria uma nota mais alta que essa)


Jacquin: disse que gostou da pedra-sabão, que parece uma coisa bem brasileira. Disse que está bem saboroso, que é muito interessante, muito bom e perfumado. Ele apenas critica o fato do bolo estar muito farinhoso

Nota do Jacquin nesse prato: 4 (o bolo "farinhoso" saiu tão caro assim?!)


Total de pontos para esse prato: 11


Confira os comentários dos jurados sobre esse prato  no minuto 11:45 - 14:09 do vídeo:





Segundo Amuse Bouche do Marcelo:



Paola: disse que se empolgou muito mais com esse prato que com o anterior. Disse que gostou muito da textura do Carapau, que achou muito interessante a emulsão. Só criticou que talvez a alga tivesse que ficar um pouco mais hidratada e que ela teria trago um pouco mais de acidez ao prato. Termina dizendo que estava delicioso e que adorou a técnica de "papelaria de escritório".

Nota da Paola nesse prato: 4 (empolgou tanto ela que deu dois pontos a mais que no prato anterior)


Jacquin: disse que está bem feito, bem executado, que está bom, que a decoração está linda.....só criticou o fato de o sabor estar bem mais forte que o do prato anterior, e que ele deveria tomar cuidado para manter um certo equilíbrio.

Nota do Jacquin nesse prato: 4 (o Jacquin com certeza manteve o equilíbrio, dando a mesma notinha porcaria que a do outro prato)


Fogaça: disse que o prato foi bem pensado, que é um prato potente, arrojado. As únicas observações foram: alga um pouco mais hidratada e fumaça em só um dos ingredientes. Termina parabenizando o Marcelo por ter começado bem.

Nota do Fogaça nesse prato: 7 (a única nota aceitável né.......)


Pontuação total nesse prato: 15


Confira os comentários dos jurados sobre esse prato  no minuto 14:10 a 15:52 do vídeo:




Primeiro Amuse Bouche da Dayse:



Jacquin: disse que é uma ousadia muito interessante, disse que tem uma crocância, que tem essa vieira que aparece no meio, esse carvão que dá medo, esse wasabi que levanta o paladar e esse broto de rúcula. Termina dizendo que ficou muito surpreso, que está agradável, mas que falta sal.

Nota do Jacquin nesse prato: 9 (será que o prato dela estava tão melhor assim que o do Marcelo para ter essa diferença básica de cinco pontos?!)


Fogaça: disse que mais sal iria elevar o sabor do prato. Fala que foi ousado, diferente, arriscado, bem executado.

Nota do Fogaça nesse prato: 7


Paola: disse que a Dayse é uma menina muito surpreendente, que não fazia nem ideia do que estava dentro dela, mas que estava sensacional. Disse que quando põe na boca, vem uma acidez que "corta" tudo, que o creme de wasabi embrulha a vieira na boca...........termina reforçando que estava sensacional e a parabeniza.

Nota da Paola nesse prato: 8 (comparando com a nota do Marcelo, parece até que quem está competindo com a Dayse sou eu rsrs)


Total de pontos nesse prato: 24


Confira os comentários dos jurados sobre esse prato  no minuto 15:53 a 18:10 do vídeo:





Segundo Amuse Bouche da Dayse :




Fogaça: começa dizendo que esperava dela uma cozinha mais clássica, mas que ela está surpreendendo, disse que o docinho da castanha-portuguesa está muito gostoso. Disse que talvez deixaria um pouquinho mais ralo, mas que a ideia é muito boa.

Nota do Fogaça nesse prato: 8


Paola: disse que está delicioso, que ela sabe usar muito bem os contrastes de sabores, que tem um apimentado que é muito bom, que contrasta com o doce, com o bacon e com o crunch. Disse que gostou muito, mas que, diferentemente do Marcelo, ela "desceu" com relação ao outro prato, pois tem um problema de textura, a sopa está muito espessa. 

Nota da Paola nesse prato: 7 (de fato, foi o que aconteceu: Marcelo "sobe" de dois para quatro pontos do primeiro para o segundo prato, enquanto a Dayse "desce" de nove para sete pontos)


Jacquin: disse que amou, que gostou, mas que, se fosse para ele colocar esse prato no menu, não saberia onde colocar......ele disse que poderia até ser uma sobremesa......não sei se foi uma crítica ou um elogio, mas a Paola interrompe (não sei se ela interrompeu mesmo ou se foi só a forma de editar) dizendo que ele tem razão, que é um prato que poderia ir em qualquer lugar, que é um verdadeiro Amuse Bouche (então um verdadeiro Amuse Bouche é um prato que pode ir em qualquer lugar no menu?! Não faço ideia) porque diverte, confunde, brinca com o paladar...........e ela termina reforçando que está muito bom.........enfim, ficou meio confuso, parecia que o Jacquin queria fazer uma crítica, mas a Paola usou o argumento dele para fazer um elogio. Meio estranho, mas tá né........ 

Nota do Jacquin nesse prato: 6


Total de pontos nesse prato: 21


Confira os comentários dos jurados sobre esse prato  no minuto 18:11 a 20:19 do vídeo:





ENTRADAS


Primeira entrada da Dayse:





Paola: disse que gostou muito do sabor, gostou muito da brioche, do molho de uva e do melado. A única crítica é que tem muita gordura no prato, que deveria ter dado uma ressecada. Mas que o molho é sensacional e que o prato está muito bem na sequência do cardápio.

Nota da Paola nesse prato: 8


Jacquin: elogia o fato do menu dela estar bem linear até agora. Disse que gostou muito do prato, que o doce de uva o lembrou do Vinho Porto, que ele gostou muito do jeito que ela cortou a vagem, o que deu uma perspectiva de arquitetura do prato. Terminou dizendo que é bom, que é agradável, mas que faltou um pouco de sal.

Nota do Jacquin nesse prato: 8


Fogaça: apenas disse que ela está trabalhando certo, direitinho..... (Fogaça com seus comentário super elaborados né rsrs)

Nota do Fogaça nesse prato: 8


Total de pontos nesse prato: 24


Confira os comentários dos jurados sobre esse prato  no minuto 26:31 - 28:13 do vídeo:





Segunda entrada da Dayse (que foi aquela que deu meio errado.....como ela mesma disse, foi seu Plano Z):



Jacquin: disse que dá para sentir que é um plano B e dá uma bronca dizendo que não precisa se justificar antes das pessoas reclamarem, pois um profissional não deve demonstrar que não acredita em seu trabalho. Disse que abaixou o nível, deu uma "quebrada" na qualidade do menu. Que, apesar de não ser um prato ruim, não tem nada a ver com os outros pratos. 

Nota do Jacquin nesse prato: 3 


Fogaça: disse que a apresentação está bonita, mas que é um prato sem emoção e que nem deu vontade de comer tudo. 

Nota do Fogaça nesse prato: 5


Paola: disse que não tem nada de errado com o prato, não tem nenhum defeito técnico, simplesmente não está a altura dos outros pratos. Ela concorda com as críticas dos outros jurados, mas faz dois elogios: o fato de o inhoque não ter dado certo não abalou a Dayse para fazer pratos muito bons e com muita qualidade; e que se ela fechar os olhos, os sabores conversam com os outros pratos do menu (daí você se pergunta: mas ela não havia concordado com as críticas dos outros jurados, que incluía a crítica do Jacquin de que o prato não tinha nada a ver com os outros do menu?!Vai saber.....). 

Nota da Paola nesse prato: 5 (pois é né, o Plano Z da Dayse consegue mais ponto que o Plano A do Marcelo, super normal).


Total de pontos nesse prato: 13


Confira os comentários dos jurados sobre esse prato  no minuto 28:14 - 31:05 do vídeo:





Primeira entrada do Marcelo:



Fogaça: disse que o ponto do lagostim está perfeito, que o porco está OK, mas ele não gostou muito do tutano, disse que está muito pesado.

Nota do Fogaça nesse prato: 6 (esse tutano "muito pesado" custou meio caro pelo visto né)


Paola: disse que adorou a ideia do caldo de tutano, que o ponto do lagostim está incrível, que a carne de porco está sensacional. Só criticou o fato de que ainda faltou equilibrar mais o prato.

Nota da Paola nesse prato: 2 (ela só esqueceu de falar que não foi uma mera falta de equilíbrio, mas um verdadeiro terremoto)


Jacquin: elogiou a carne de porco e o lagostim, só criticou o fato de ter faltado cremosidade.

Nota do Jacquin nesse prato: 6 (essa falta de cremosidade também saiu carinha né, mas um pouco menos caro que o bolo "farinhoso" do Amuse Bouche......)


Total de pontos nesse prato: 14



Confira os comentários dos jurados sobre esse prato  no minuto 00:00 - 1:47 do vídeo:





Segunda Entrada do Marcelo:



Paola: disse que adorou a ideia, mas criticou a escolha da louça, que deveria ser mais orgânica, disse que gostou da Terra de Zaatar, do aioli de fermento (só pediu para que colocasse menos porque é forte). Terminou parabenizando-o.

Nota da Paola nesse prato: 6 (aioli forte = menos três pontos? Escolha de louça inapropriada = menos um?)


Jacquin: elogiou dizendo que é um prato que, a cada garfada, tem uma textura diferente e disse que é muito agradável, que se surpreendeu muito e que está muito bom.

Nota do Jacquin nesse prato: 4 (surpreendentemente ruim né, só se for......)


Fogaça: não mostrou o comentário (se tiver que cortar algum comentário, que seja o dele né rsrs)

Nota do Fogaça nesse prato: 7 (é, novamente, o único mais condizente)


Total de pontos: 17


Confira os comentários dos jurados sobre esse prato  no minuto 01:48 - 3:31 do vídeo:





PRATOS PRINCIPAIS 


Primeiro Prato Principal do Marcelo:



Jacquin: disse que o prato tem criatividade, que é agradável, que a cada parte do prato tem um sabor diferente, o que dá vontade de comer mais. Critica que faltou um pouco de sal e talvez um pouco de pimenta. Termina dizendo que é um belo prato.

Nota do Jacquin nesse prato: 8


Fogaça: disse que o prato tem uma imponência, é agressivo........uma agressividade boa, que ele gosta.

Nota do Fogaça nesse prato: 8


Paola: disse que achou sensacional e que é um prato que o representa. Diz que é um prato simples, com poucos ingredientes, mas que quando você põe na boca, vem uma explosão de sabores e de texturas. Termina reforçando que é sensacional e dá parabéns três vezes para ele. 

Nota da Paola nesse prato: 10 (resolveu ficar boazinha agora é, Paola?!)


Total de pontos: 26


Confira os comentários dos jurados sobre esse prato  no minuto 22:55 - 24:25 do vídeo:





Segundo Prato Principal do Marcelo:



Fogaça: elogiou a língua de boi, disse que está muito bem feita e que combinou bem com o purê. Criticou que a gordura separada do molho não ficou muito bonito na apresentação, mas que não interfere no trabalho que ele fez.

Nota do Fogaça nesse prato: 9


Paola: disse que está muito bom e que nem se importou com o fato da gordura ter se separado do molho, que ela inclusive já viu chefs tentando fazer isso, tentando fazer com que o molho se separe. Ela disse que o purê traz mais a referência da carne do que a língua de boi (que, olhando a apresentação, ficou parecendo beterraba). Ela termina dizendo que ele cozinha muito bem, sem exageros.

Nota da Paola nesse prato: 9 (ele passou a cozinhar bem só depois das Entradas Principais né, só se for......)


Jacquin: disse que adorou o molho, que amou o prato, que é uma cozinha muito interessante

Nota do Jacquin nesse prato: 7 (mas a nota não é lá muito interessante........)


Pontuação total nesse prato: 25


Confira os comentários dos jurados sobre esse prato  no minuto 24:26 - 26:55 do vídeo:





Primeiro Prato Principal da Dayse:




Paola: disse que o molho poivre está sensacional, que a técnica é perfeita, gostou do fato da mandioquinha parecer um gomo de laranja ou de manga na apresentação. Gostou muito das cores do prato. Disse que o doce da mandioquinha acalma um pouco a pimenta que é agressiva. Disse que é muito equilibrado, muito saboroso. 

Nota da Paola nesse prato: 5


Jacquin: disse que o ponto do atum está muito bom, muito macio e agradável.........mas que, comparando com o prato moderno do Marcelo, disse que o dela poderia ter tido mais fantasia, ter sido montada de uma forma mais moderna. E aí, nessa hora, a Paola estranhamente interrompe dizendo "não precisa" .

Nota do Jacquin nesse prato: 7 (de fato, não precisa mesmo, porque teve a mesma nota que o prato doidão do Marcelo)


Fogaça: disse que nunca havia comido poivre com peixe, só com carne e que foi uma surpresa feliz, que animou as papilas dele.

Nota do Fogaça nesse prato: 7


Total de pontos nesse prato: 19


Confira os comentários dos jurados sobre esse prato  no minuto 26:56 - 29:08 do vídeo:





Segundo Prato Principal da Dayse:




Paola: começa criticando que o último prato principal deveria ser o mais impactante, mas que o dela é o menos melhor de todos. Diz que não tem nada ruim no prato, mas que não tem contraste de sabores.........que está bom, mas que não é o melhor que ela fez no menu.

Nota da Paola nesse prato: 4 


Jacquin: critica que é um prato muito gorduroso e, para terminar um menu degustação, não é muito agradável. Diz que não é ruim, mas que só a pupunha com a farofa seria o suficiente no prato, que ele acharia melhor tirar a carne.

Nota do Jacquin nesse prato: 6


Fogaça: disse que gostou muito do palmito com a farofa, que a farofa está crocante e gostosa, que o palmito também está bom. Critica que sentiu falta de um molho. Termina dizendo que foi um prato que deu uma "descidinha". E aí a Paola, logo em seguida, comentar que ela está "descendo" de muito alto, então ela ainda está alto. 

Nota do Fogaça nesse prato: 6 (e põe alto nisso né........)


Total de pontos nesse prato: 16


Confira os comentários dos jurados sobre esse prato  no minuto 29:09 - 30:55 do vídeo:




SOBREMESAS


Primeira Sobremesa da Dayse:



Fogaça: disse que é bem sutil, bem suave, é doce na medida certa. Fala que é uma sobremesa equilibrada e que gostou.

Nota do Fogaça nessa sobremesa: 6


Paola: começa falando que não vai concordar tanto com o Fogaça, pois ela acha que está doce demais para uma pré-sobremesa, mas isso porque a própria Dayse tinha falado que era uma pré-sobremesa, mas que está correto como sobremesa (traduzindo: a Dayse só não deveria ter usado o termo "pré-sobremesa"). Disse que gostou do leite de cereais, mas que talvez teria colocado em menor proporção.

Nota da Paola nessa sobremesa: 6


Jacquin: disse que adora esse tipo de sobremesa, que gosta muito, que fez o lembrar de sua infância. Disse que está um pouco grande, mas que para ele não é um defeito. Terminou dizendo que é uma sobremesa de cozinheiro, uma sobremesa natural............e que ele gosta disso, porque ele é cozinheiro (haha). E aí a Paola reforça que está muito boa...... 

Nota do Jacquin nessa sobremesa: 7


Total de pontos nessa sobremesa: 19


Confira os comentários dos jurados sobre esse prato  no minuto 05: 15 - 06:58 do vídeo:





Segunda sobremesa da Dayse: 



Paola: disse que o Fugde está muito bom, super amargo e alcalino, que dá para sentir o cacau. Disse que a textura está perfeita e que o sorvete está incrível. A única crítica que ela faz é que ela teria passado o maçarico por um segundo em cima do Fudge para ele brilhar.

Jacquin: disse que nem sabia o que falar, porque está muito bom. Só critica que deveria ter apenas um pedaço e não dois para não ficar enjoativo. Disse que o sorvete é muito bem feito.

Fogaça: disse que ela está de parabéns pelo conceito, pela execução, pela apresentação......e aí a Paola reforça "sensacional, menina!" e fala que queria a receita do Fudge porque está muito bom.


Total de pontos nessa sobremesa: 25 (não mostrou as notas de cada jurado, apenas o total)


Confira os comentários dos jurados sobre esse prato  no minuto 06:59 - 8:44 do vídeo:





Primeira sobremesa do Marcelo:



Jacquin: disse que é fantástico, a crocância, o chocolate na boca puro, que o hortelã está presente sem atrapalhar. Termina dizendo que é muito bem feito e o parabeniza. 

Nota do Jacquin nessa sobremesa: 9


Fogaça: disse que a massa está bem sequinha, bem crocante, que não tem excesso de chocolate. Disse que o drink complementou super bem. 

Nota do Fogaça nessa sobremesa: 6 (resolveu ficar malvado com o Marcelo justo agora, Sr. Fogaça?!)


Paola: disse que é maravilhoso, original, criativo, divertido, perfeitamente bem feito, temperatura certa.....termina reforçando que é "maravilhoso, maravilhoso".

Nota do Paola nessa sobremesa: 10


Total de pontos nessa sobremesa: 25


Confira os comentários dos jurados sobre esse prato  no minuto 8:45 - 10:53 do vídeo:




Segunda sobremesa do Marcelo:



Fogaça: disse que se tivesse provado o iceberg logo depois de feito (antes de abaixar), daria outra sensação (ou seja: já não estava mais tão bom). Disse que o chocolate está gostoso e que a sobremesa está boa.

Paola: disse que é o menos preferido, mas, mesmo assim, muito interessante. Disse que gostou muito, mas que a apresentação poderia ter sido melhor, que a pétala ficou  meio estranha.

Jacquin: disse que a primeira sobremesa deveria ter ficado para o final. Disse que essa segunda sobremesa é boa, mas muito doce e reforça que tem vontade de repetir a primeira e até brinca mandando ele ir fazer mais.  


Total de pontos nessa sobremesa: 21 (não mostrou as notas de cada jurado, apenas o total)


Confira os comentários dos jurados sobre esse prato  no minuto 10:54 - 12:48 do vídeo:





Confira a apuração dos votos a partir do minuto 11:30 desse vídeo:






Enfim, o que podemos concluir é: 

- as notas do Amuse Bouche e das Entradas foram uma completa piada. As notas do Marcelo nesses pratos foram ridiculamente baixas, de um modo absolutamente inexplicável e sem coerência alguma com os comentários dos jurados; 

- as notas das Entradas Principais e das Sobremesas foram mais coerentes, mas ainda assim questionáveis (até porque não mostrou as notas de cada jurado para a segunda sobremesa).


 Ou seja..........

A avaliação foi uma farsa escancarada, fazendo os jurados (eu sei que não é culpa deles, pois foram forçados a fazer isso pela produção da Band, principalmente a Paola, que foi obrigada a dar as notas mais baixas) e todos os telespectadores de bestas. 

Como eu disse, estava torcendo pela Dayse, mas não queria que ela ganhasse desse jeito, por causa de uma farsa tão evidente assim. Ela não precisava disso, ela já demonstrou que é uma excelente chef e que merece nosso total respeito e admiração. Fazer essa farsa apenas para que uma mulher pudesse vencer o primeiro MasterChef Profissionais é uma verdadeira humilhação para nós, mulheres, e, ao contrário do que muitos podem pensar, não combate o machismo que ainda existe na culinária profissional, mas sim dá forças a este.




Bjinhos culinários revoltados e indignados,



Tati.


8 comentários :

  1. Isso mesmo! Quando começou a ser divulgado os resultados eu fiquei com a cara no chão!Minha opinião é a mesma que a sua!A Dayse é uma ótima cozinheira mas ganhou porque sofreu preconceito,machismo no programa....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não concordo com esse machismo que ainda existe na profissão, mas isso não justifica fazer uma farsa dessas só para que uma mulher ganhe o programa. Não é assim que o machismo vai ser combatido. Bjão

      Excluir
  2. Primeira coisa que tenho a comentar é que a própria produção do programa fez questão de criar esse "machismo" e a vitimização das mulheres na cozinha. E a final com certeza foi o público, lamentavelmente, que escolheu. Dayse é uma cozinheira bem mais ou menos, tinha pelo menos uns 3 cozinheiros lá melhores do que ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe um pouco de machismo nessa profissão, mas concordo com vc, a produção do programa exagerou tdo, só para causar revolta nas pessoas. Bom, qto ao fato da Dayse ser boa, não dá para saber........se houve alguma farsa no decorrer do programa, foi bem mais disfarçado. Mas depois dessa final, não confio em mais nada desse programa........ Bjinhos

      Excluir
    2. Tati ....assim como tem feminismo na profissão de maquiagem e outras profissões dominadas por mulheres.......oque a mulher quer é ser dona de tudo ....ela não quer ser cozinheira ela quer é mandar....ter o poder .......essa area profissional é dominada por homens por que mexe com peso coisas que mulher não faz sozinha ....sou sushiman e todo lugar que trabalhei com sushiwoman eu tenho que fazer a parte pesada porque a mulher não aguenta limpar 6 caixa de salmão a tempo...... então não é machismo os donos de estabelecimentos levam isso em consideração quando contratam......então acho que tinha que parar com essa frescura de mulher chamar tudo de machismo por que vcs são ajudadas e muito nas profissões oque acontece é que mulher so quer igualdade no comandar e na chefia .....nas coias pesadas e difíceis elas se esquivam ou pedem ajuda para um homem...

      Excluir
    3. Pois é, eu não sei o que acontece na cozinha profissional porque não sou da área, mas depois que eu vi a entrevista da Dayse explicando isso que vc falou, que as mulheres acabam não conseguindo lidar com a parte pesada, entendo completamente o porq de ter esse "machismo" na cozinha. Só acho q não se pode generalizar, algumas mulheres (como a Dayse se mostrou ser), dão conta do recado sem mimimi. Bjinhos

      Excluir
  3. Excelente artigo, infelizmente a televisão de um modo geral é uma farsa, outros programas utilizam da manipulação para enganar os telespectadores, Masterchef foi só mais um. Uma pena, pois se eu fosse a Dayse não teria ficado feliz, ganhar um premio ciência que não foi por competência.

    ResponderExcluir
  4. Excelente artigo, infelizmente a televisão de um modo geral é uma farsa, outros programas utilizam da manipulação para enganar os telespectadores, Masterchef foi só mais um. Uma pena, pois se eu fosse a Dayse não teria ficado feliz, ganhar um premio ciente que não foi por competência.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...