terça-feira, 16 de maio de 2017

A Bela e a Fera (Live Action) - Teoria




Você já ouviu falar na Teoria do Loop Temporal envolvendo o live action "A Bela e a Fera"? Bora discutir sobre o assunto e analisar se faz algum sentido:


- O que é a Teoria do Loop Temporal?


No final do filme, é revelado que alguns dos membros da vila são parentes de alguns do empregados do castelo e, de acordo com a teoria, o feitiço foi lançado no castelo há muitos anos atrás, mas a Fera e os empregados não envelheceram. Podemos deduzir isso porque o Zip continua a ser criança quando volta à vida humana.




Parece haver uma falha no roteiro porque os habitantes da vila continuam a ter praticamente a mesma idade dos membros enfeitiçados do castelo, mas estes tinham que ser bem mais novos que aqueles. Então, de acordo com a teoria, os moradores da vila estão presos em um loop temporal, condenados a viver o mesmo dia ininterruptamente e sem se darem conta disso.




A feiticeira que amaldiçoou a Fera também enfeitiçou toda a vila em um loop temporal para que os habitantes não pudessem se lembrar dos empregados do castelo que eram seus parentes, amigos ou conhecidos. Na música "bonjour", vemos que a Bela sabe exatamente como é a rotina diária de cada membro da vila. Ela está entediada porque sabe exatamente o que irá acontecer..........afinal, acontecem as mesmas coisas todos os dias.




Inclusive, na música mencionada, a Bela canta "Tudo aqui é sempre assim, desde o dia em que eu vim". De acordo com a teoria, a Bela e o seu pai não foram enfeitiçados no loop temporal porque eles chegaram na vila depois que o feitiço havia sido lançado, é por isso que os moradores acham os dois estranhos. A teoria também diz que a feiticeira continua na vila (disfarçada como Ágata) apenas para manter o feitiço nos habitantes.  




- A teoria faz sentido?


Agora, vamos analisar tópico por tópico: primeiro, não se passaram tantos anos quanto a teoria diz. A única coisa que o filme diz é que "com o passar dos anos, a Fera perdeu as esperanças". Pode muito bem ter passado apenas três, quatro, cinco anos........




Muitos podem dizer que se passaram vários anos na animação, mas não podemos esquecer que o desenho é diferente do live action. Além de que, a animação não é muito clara sobre quanto tempo o feitiço durou. A única coisa que é dita é que a rosa "iria florescer até o 21º ano", o que é bem vago. Não temos certeza se é até o 21º aniversário do príncipe, ou se é até completar 21 anos de feitiço.




Porém, existe uma pista na animação: na música "À Vontade" (título original "Be our guest"), Lumière (o candelabro) canta "Dez anos sem dono, nós penamos no abandono". Então, a não ser que exista outra prova em contrário, devemos considerar que se passaram cerca de dez anos na história clássica.




Contudo, de acordo com o livro "A Fera em Mim" (título original "The Beast Within"), uma obra oficial da Disney, é revelado que o feitiço iria durar até que o príncipe completasse 21 anos de idade. Você pode até dizer que se encaixa na animação, segundo a qual o encanto durou cerca de 10 anos. Só que, nesse caso, o príncipe teria sido transformado aos 11 anos........




O especial "A Bela e a Fera: O Natal Encantado" chega a dar suporte à ideia, uma vez que mostra que o príncipe foi transformado em uma Fera quando ele era apenas um adolescente. Então, tudo parece se encaixar perfeitamente..........só que, de acordo com o livro "A Fera em Mim", o príncipe foi amaldiçoado por ter tratado mal a sua noiva (sim, a feiticeira era a sua noiva, e não uma mendiga, como a animação nos fez acreditar).........e, convenhamos, é muito estranho pensar que um menino de 11 anos já estava noivo. Eu sei que as pessoas costumavam casar cedo na época, mas 11 anos é demais, né?! Até porque os homens não costumavam casar tão cedo, apenas as mulheres.




Algo que devemos prestar atenção é o fato de que existe uma grande falha no especial de Natal: se a Fera foi amaldiçoada quando era um adolescente e voltou à vida humana como um adulto, então todos os membros do castelo deveriam ter envelhecido muitos anos. Porém, o Zip continua a ser criança.........




Outra coisa que não se encaixa é que o príncipe já é um adulto no quadro que aparece na animação clássica, quadro este que foi pintado antes de ele se transformar em uma Fera (sabemos disso porque vemos a Fera rasgando a pintura, provavelmente porque não aguentava olhar para como ele era e se deparar com a realidade de que agora é um monstro). Então........ou existe um viajante no tempo que o pintou no futuro e voltou ao passado para entregar a pintura, ou ele é a criança de 11 anos mais madura que já foi retratada rsrs




Como podemos perceber, as histórias das animações (tanto a clássica, quanto o especial natalino) e do livro não se encaixam bem e, a não ser que a Disney nos ofereça maiores explicações sobre o assunto, temos que considerar que há mais de uma (ou até mesmo mais de duas) versões oficiais da história.............      


- E quanto ao live action?


Bom, o live action é algo à parte e não devemos tentar encaixá-lo nas histórias das animações e do livro. E, se prestarmos atenção, veremos que o filme se preocupou em diferenciar o tempo de sua história com a do desenho clássico: na música "Be our guest", a parte em que o Lumière (o candelabro) canta "Ten years we have been rusting" ("Dez anos sem dono, nós penamos no abandono") na animação, é substituída por "Too long we have been rusting" ("Há muito tempo sem dono, penamos no abandono") no live action.




Dessa forma, fica claro que o live action se preocupou em não mostrar o lapso temporal do feitiço, provavelmente porque queria dar a entender que não se passaram tantos anos assim. É provável que tenham se passado cerca de quatro ou cinco anos, é por isso que os membros da vila não envelheceram muito. Eu sei que pode não ser o suficiente para te convencer de que a teoria não faz sentido, mas calma que ainda não acabamos.............


- O mistério da árvore que caiu e se ergueu de novo


E o que dizer sobre a árvore que foi derrubada por um raio, mas que estava erguida de novo quando o Maurice volta para lá com o Gastão? Bom, provavelmente foi obra da feiticeira, disfarçada como Ágata. E por que ela fez isso? Porque ela queria confundir o Maurice de forma que ele e o Gastão não conseguissem chegar no castelo. Afinal, ela não queria que a Fera fosse caçada e morta, ela era uma pessoa boa (ou, melhor dizendo, uma entidade boa) e queria apenas dar uma lição no príncipe.




Então, ela não queria ninguém atrapalhando, é por isso que ela continuou na vila para começo de conversa. Era para garantir que as coisas não saíssem do controle: ela apagou as memórias envolvendo o príncipe, seu castelo e seus empregados da cabeça das pessoas da vila e sempre que alguém começasse a se lembrar de algo, ela reforçava o feitiço. Por exemplo, no começo do filme vemos a Bela perguntando para o Sr. Samovar se ele havia se esquecido de algo novamente, então, é possível que sempre que ele começa a se lembrar da esposa e do filho, a feiticeira reforça o feitiço, fazendo com que as memórias desapareçam de novo.




- Os habitantes têm consciência de que os dias passam e que coisas novas acontecem   


Tem muitos momentos no filme que mostram que os habitantes não estão vivendo o mesmo dia: eles fazem muitas coisas diferentes em dias diferentes. O Gastão até fala que ele procurou pelo Maurice por 5 dias. Isso já quebra a teoria, pois os habitantes sabem o que aconteceu nos dias anteriores. Você pode até dizer que o Gastão não estava morando na vila quando o feitiço foi lançado, mas isso não faz sentido, pois as pessoas não seriam capazes de idolatrá-lo da forma que vemos no filme. Os moradores sempre o tratariam como um recém-chegado na vila, uma vez que o loop temporal faz com que as pessoas se esqueçam dos acontecimentos posteriores aos do dia em que o feitiço foi lançado.




E se o Gastão já estivesse morando na vila na época, mas não foi enfeitiçado por estar viajando no dia em que o feitiço foi lançado? Ainda assim não se encaixa na teoria, uma vez que as pessoas não o acham estranho.........afinal, os moradores deveriam achar estranho que o Gastão estava envelhecendo e tudo mais, mas isso não acontece (pelo contrário, eles o idolatram, como já foi dito), eles apenas acham a Bela e o seu pai estranhos. Além de que, se o Gastão realmente estivesse viajando no dia em o feitiço foi lançado, ele saberia que havia algo estranho acontecendo. Ele descobriria sobre o loop temporal logo depois de chegar na vila e com certeza ficaria muito assustado para continuar morando lá.      




- Os moradores reconhecem a Bela e o seu pai 


Segundo a teoria do loop temporal, a Bela e o seu pai não foram amaldiçoados porque chegaram na vila depois que o feitiço havia sido lançado, mas isso não faz o menor sentido. Usando a mesma lógica do tópico anterior, considerando que o dia é sempre o mesmo desde o dia em o feitiço foi lançado, todos os novos dias posteriores seriam apagados da mentem dos moradores enfeitiçados. Sendo assim, se a Bela e o seu pai chegaram na vila depois, os moradores iriam conhecê-los, mas se esqueceriam deles sempre. Ou seja, as pessoas sempre os tratariam como recém-chegados, mas isso claramente não acontece no filme, uma vez que as pessoas reconhecem a Bela, inclusive o Sr. Samovar, que a cumprimenta e conversa com ela sobre seus problemas de memória..........então, é óbvio que ele tem uma certa intimidade com ela.




Mas então por que as pessoas da vila acham a Bela e o seu pai estranhos? É porque eles não são meros moradores de vila fazendo coisas simples como os demais. Primeiramente temos o Maurice, um excêntrico (mas humilde) inventor que acredita que um dia irá conseguir criar algo capaz de mudar a vida de sua família para melhor, e está sempre dando duro em seu porão (que é o seu local de trabalho) para tentar fazer seus planos darem certo. Apesar de quase sempre fracassar, ele nunca desiste de seus sonhos e recebe muito apoio da sua filha.  




E também temos a Bela, que, como seu pai, gosta de estudar e de descobrir coisas novas. É por isso que ela parece estar bem entediada com a rotina da vila, o que não tem nada a ver com o loop temporal. As pessoas na época, principalmente as que moravam no interior, não tinham vontade de explorar e de aprender coisas novas. Então, elas acabavam fazendo praticamente as mesmas coias todos os dias. E é por isso que a Bela é uma personagem tão impressionante: ela é uma mulher além do seu tempo, alguém que tem ambição de explorar coisas novas e que quer ter mais do que uma vida simples no interior.


  


Então é isso gente, espero muito que vocês tenham gostado e que eu tenha conseguido te convencer de que essa teoria não faz sentido rsrs mas não se esqueça de deixar o seu comentário e fique à vontade para fazer críticas e deixar sua opinião.



Bjinhos de uma Bela meio Fera,


Tati.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...