quinta-feira, 25 de maio de 2017

Como Rey foi parar em Jakku? - Star Wars




Como O Despertar da Força lembra bastante Uma Nova Esperança, muitas pessoas acreditam que o passado da Rey é similiar ao do Luke: ambos são poderosos com a Força e tem pais também poderosos e os dois foram escondidos em um planeta deserto...........porém, por qual razão Rey foi escondida? Vamos analisar algumas teorias sobre o assunto e ver qual faz mais sentido:


- Foi Kylo Ren quem deixou Rey no planeta Jakku?


Alguns fãs criaram uma teoria com base na visão da Rey (depois de tocar no sabre), em que primeiramente vemos uma cena do Luke e do R2-D2 em frente de um fogo e, na cena seguinte, vemos o Kylo Ren enfiando o sabre em alguém.




A opinião prevalente sobre essas imagens é que elas retratam o momento em que a Ordem dos Jedis foi destruída por Kylo Ren junto com outros membros dos Cavaleiros de Ren, que inclusive podem ser outros alunos do Luke que também se voltaram contra ele.




Segundo a teoria, Rey é filha do Luke e foi sua aluna na Nova Ordem dos Jedis e, quando esta foi destruída pelos Cavaleiros de Ren, Kylo não teve coragem de matar a sua prima. Então, ele a salva e a deixa em Jakku com o Unkar Plutt. 




Uma variante dessa teoria diz que foi o Luke quem salvou a Rey (seja por ser o pai dela, seja por ser um professor que gostava de sua aluna) dos Cavaleiros de Ren e a deixou escondida em Jakku, de modo que ninguém pudesse encontrá-la.




O problema dessas teorias é que existirem provas que as derrubam facilmente: os eventos descritos no livro Bloodline ocorrem 6 anos antes dos acontecimentos de O Despertar da Força e, naquela época, Ben Solo ainda era aluno do Luke e ainda não tinha se convertido ao lado negro da força e se tornado Kylo Ren.




Sendo assim, na época em que Kylo Ren se voltou contra o Luke e ajudou a destruir a Nova Ordem dos Jedis, a Rey já estava vivendo em Jakku há um bom tempo. Sabemos disso porque ela tem 19 anos (de acordo com o Dicionário Ilustrado) no filme e, quando a vemos ainda criança (na visão provocada pelo sabre), ela provavelmente tem cerca de 6-8 anos.




- Rey foi realmente deixada em Jakku?


Graças a Bloodline, sabemos que tudo estava bem nos 6 anos anteriores aos acontecimentos de O Despertar da Força: Luke estava comandando a Ordem dos Jedis, Ben Solo ainda era seu aluno, a Républica estava dividida mas ainda no poder e a Primeira Ordem estava apenas começando a surgir das sombras.............sendo assim, por que Rey precisaria ser escondida cerca de 11-13 anos antes dos eventos de O Despertar da Força se tudo estava bem?
        



Além de que, quando Luke foi escondido em Tatooine, ele foi entregue à sua família e o Obi-Wan ficou por lá vigiando-o. Rey, porém, foi entregue a Unkar Plutt, que não era seu parente e nem tomava conta dela. É difícil acreditar que alguém que se importasse com ela a teria deixado com ele.........




Sendo assim, pode ser que a Rey não foi deixada em Jakku, mas sim nasceu lá e foi simplesmente abandonada por sua família. Inclusive, quando a vemos criança (na visão provocada pelo sabre), ela grita "come back" ("volta aqui") e não "don't leave me" ("não me deixe") ou qualquer outra frase que indicasse que ela foi deixada lá. Além de que, ela estava usando o mesmo tipo de vestimenta que ela usa em sua vida adulta...........ou seja, ela provavelmente usou esse tipo de roupa a vida toda.




Você deve estar se perguntando "Por que a família dela a abandonou?". Simples: eles eram pessoas egoístas que queriam sair do planeta de qualquer jeito. É bem possível que os seus pais biológicos morreram e ela foi deixada com pessoas que não se importavam tanto com ela..........inclusive, o diálogo entre a Rey e a Maz Kanata sugere que a família dela não é ninguém especial e provavelmente não fará parte da saga. Ela até aconselha Rey a esquecer seu passado e correr atrás do seu futuro: encontrar o Luke e se tornar uma Jedi.




Enfim, quem quer que estivesse tomando conta dela provavelmente estava juntando dinheiro para deixar Jakku e, quando apareceu uma oportunidade, eles não a desperdiçaram, ainda que tivessem que abandonar a Rey. Pode até ser que eles "venderam" a Rey para o Unkar Plutt para conseguir dinheiro para deixar o planeta. Claro que eles não contaram a verdade para ela, eles provavelmente mentiram dizendo que voltariam.............é por isso que ela ainda tinha esperança de que eles voltassem.




Existem outras evidências que também indicam que a Rey nasceu lá: ela diz "Não sabia que tinha tanto verde assim em toda a galáxia" (quando eles chegam em Takodana) porque ela não conhecia outro lugar sem ser Jakku.




Além de que, se ela realmente morasse em outro lugar antes de Jakku, ela provavelmente iria querer voltar lá para tentar encontrar sua família ou algum conhecido que pudesse ter informações sobre o paradeiro de sua família. Ela teve a oportunidade de fazer isso, não apenas no filme ao roubar a Millennium Falcon, mas também no livro "Before the Awakening", em que Rey, com a ajuda de 2 pessoas, encontra uma nave e a conserta, mas ela se recusa a ir embora de Jakku com seus amigos, que acabam indo sem ela. Então, há vários indícios de que ela sempre morou lá.




Algumas pessoas podem dizer que a Rey simplesmente não se lembra de onde ela morou antes de viver em Jakku, mas ela foi deixada com o Unkar Plutt por volta dos 6-8 anos, idade o suficiente para ter uma noção boa do que estava acontecendo em sua vida. As pessoas ainda podem dizer que a sua mente foi apagada............mas por quê? Conforme já discutimos, tudo estava bem na galáxia durante a infância de Rey.




É isso gente, eu sei que muitas pessoas preferem acreditar que a Rey é alguém importante (uma Skywalker ou uma descendente do Obi-Wan ou do Palpatine), mas a verdade é que tem uma grande chance de ela ser apenas uma menina que nasceu em Jakku e foi abandonada por sua família (ou quem quer que ela considerasse como tal). E o que você acha do assunto? Deixe seu comentário abaixo e não se esqueça de conferir os vídeos usados para fazer este post:







Bjinhos estrelares,


Tati.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...