domingo, 7 de maio de 2017

Rey é filha do Luke? - Star Wars




Uma das principais perguntas que "O Despertar da Força" nos deixou é com relação à origem da Rey e muitas pessoas acreditam que ela é a filha do Luke, mas será esta uma teoria sólida? Vamos analisar alguns dos principais argumentos que fundamentam a ideia e veremos aonde vai:


- "Star Wars" é uma história sobre a família Skywalker, então a Rey tem que ser uma Skywalker




Sim, a saga é sobre a família Skywalker, mas a Rey não precisa ser uma Skywalker para que a história continue sendo sobre eles: no filmes I, II e III, vemos o Anakin se tornar o Darth Vader; nos filmes IV, V e VI, Luke salva o seu pai do lado negro da Força e destrói o Imperador Palpatine; agora, o Luke é a chave para trazer de volta a Ordem dos Jedi e Kylo Ren é um Skywalker que tem um grande potencial para desequilibrar a Força. 




- A conversa entre Rey e Maz Kanata, depois da visão proporcionada pelo sabre do Luke, indica que ela é filha dele




Na verdade, a conversa delas pode indicar exatamente o oposto, dependendo do jeito que se interpreta: Rey quer voltar para Jakku para esperar pela família dela e Maz diz que eles não vão mais voltar, mas que Luke pode estar em seu futuro. E então ela enfatiza: "the belonging you seek is not behind you, it is ahead" ("o que você deseja não está em seu passado, está em seu futuro").




O que a gente pode entender disso? Que o Luke não foi quem a deixou em Jakku, que ele não é a família dela, que ele não é quem ela estava esperando em Jakku.......Luke é algo que está em seu futuro, não algo que está em seu passado. Enfim, analisando sob essa perspectiva, fica claro que o Luke não é o pai dela.




- Kylo Ren reconhece Rey porque eles são primos




Na versão escrita de "O Despertar da Força" (sim, existem livros sobre "Star Wars", incluindo uma versão escrita do filme), Kylo Ren murmura "it is you" ("é você") quando a Rey pega (através da Força) o sabre de luz na cena em que os dois lutam. Infelizmente, essa frase foi cortada do filme.




Há, contudo, algumas pistas no filme. Na visão (proporcionada pelo sabre) que a Rey tem dos Caveleiros de Ren, há algumas insinuações de que a Rey e o Kylo já se encontraram anteriormente (ou que pelo menos existe alguma conexão entre eles). Porém, isso não significa que eles sejam primos, afinal, se lembrar de alguém de anos atrás não quer dizer que você seja parente da pessoa.




- Rey é poderosa com a Força por ser filha do Luke 




É possível ser poderoso(a) com a Força mesmo tendo pais "normais"? Bom, com exceção da família Skywalker, muitas pessoas (Obi-Wan; Master Yoda; as crianças e os vários Jedis que vemos nos filmes I, II e III) eram poderosos com a Força mesmo tendo pais "normais". Então, não temos nenhuma prova de que essa habilidade é hereditária. Além de que, não podemos nos esquecer de que os Jedis são proibidos de amar, casar, ter uma família e tudo mais e mesmo assim continuaram encontrando crianças poderosas durante a época dos filmes I, II e III.




Então, é totalmente possível que a Rey seja poderosa com a Força mesmo não sendo uma Skywalker. Além de que, existe algo muito suspeito no planeta Jakku. Nos livros "Aftermath", Palpatine demonstra ter um grande interesse pelo planeta, por razões que ainda não foram reveladas. 


"Você vai voltar para Jakku. O lugar lá em que os meus droides estão operando é precioso. Não apenas para mim, mas também para toda a galáxia. É significativo. Foi significativo há mil anos atrás e será significativo de novo." (Trecho do livro em que Palpatine está falando com Galli, o menino que fica encarregado da tarefa de vigiar o tal lugar precioso em Jakku).


E o que Lor San Tekka estava fazendo em Jakku?




De acordo com o site Wookieepedia, Lor San Tekka é um membro de uma seita religiosa chamada The Church of The Force ("A Igreja da Força"). Apesar de não ser usuário da Força, seu profundo conhecimento sobre a galáxia e sobre a sua história foram muito úteis para a Nova República depois da queda do Império na Batalha de Endor, em que houve um período de renovação. Lor San Tekka também ajudou Luke Skywalker, o último Jedi conhecido na época, em sua busca por maior conhecimento sobre os Jedis.




Enfim, Lor San Tekka tinha um profundo conhecimento sobre a Força e sobre os Jedis e é possível que ele estivesse em Jakku para explorar os mistérios ali escondidos. Então, se realmente há alguma coisa no planeta Jakku, pode ser que seja isso que tenha deixado a Rey tão poderosa.




- O sabre de luz escolhe a Rey ao invés do Kylo Ren porque ela é filha do Luke




No livro "Ahsoka", aprendemos sobre os cristais kyber, que são componentes essenciais dos sabres de luz e que são praticamente capazes de escolher seus próprios mestres.


O novo livro "Ahsoka" revela que os cristais kyber só podem ser encontrados por um usuário da Força para quem o cristal escolhe se tornar visível. Sendo assim, usuários do lado negro da Força não conseguem obter esses cristais de forma honesta. Eles têm que roubá-los. Assim, quando usado por alguém do lado negro da Força, os cristais "sangram" e passam a ser vistos na cor vermelha. 


Sendo assim, o próprio sabre de luz - ou os cristais kyber dentro dele, para ser mais específico - não quer pertencer a usuários do lado negro da Força. Além de que, o sabre pode estar tentando encontrar Luke, seu verdadeiro mestre, e talvez até saiba que a Rey está sendo direcionada (pela Força) até Luke. Por esses motivos, o sabre escolhe a Rey ao invés do Kylo Ren. Portanto, não tem nada a ver com o fato da Rey ser ou não filha do Luke.




- O olhar do Luke indica uma profunda conexão com a Rey, então podemos concluir que ele é o seu pai

   


Na verdade, o olhar dele pode significar várias coisas, mas vamos tentar desvendá-lo: primeiro, ele lança um olhar bastante inquisitivo, provavelmente pensando "Quem é você? Por que está aqui? Como me achou?". Ele espera que Rey se explique, mas ela apenas oferece o sabre de luz...........




Nessa hora, sua expressão começa a mudar. O que ele provavelmente está pensando agora?




A primeira coisa que provavelmente passou pela sua cabeça foi a lembrança da última vez que viu aquele sabre, que foi instantes antes de ter sua mão arrancada pelo Darth Vader, que estava prestes a destruir tudo o que ele acreditava ser verdade, ao contar que era seu pai. Obviamente, não é uma lembrança nada agradável. 




Além de que, sabemos que o Luke desistiu de treinar Jedis e fugiu em busca do Primeiro Templo dos Jedis, provavelmente buscando por respostas sobre o que fez de errado e sobre o que deverá fazer agora. Nós sabemos que Ben Solo era seu aprendiz que se voltou contra ele e ajudou a destruir a Nova Ordem Jedi que estava construindo........




Não apenas Luke deve encarar isso como uma derrota pessoal, como também deve se sentir culpado por ter falhado com sua irmã e com seu melhor amigo por ter perdido o filho deles para o lado negro da Força. No filme e, principalmente, no livro "O Despertar da Força", sabemos que tanto o Han quanto a Leia (que também culpa Snoke), se culpam muito pelo seu filho ter se voltado contra eles. Nenhum dos dois parece culpar Luke, mas ainda assim é bem provável que ele se culpe pelo ocorrido.




E ainda tem o fato de que o Luke já deve saber - sentindo pela Força ou pela sua irmã Leia - que Kylo Ren matou seu melhor amigo Han Solo. Isso certamente o fez sentir ainda pior..........e qual é a importância disso tudo? É que quando a Rey oferece o sabre, ele se dá conta de que ela está ali para ser treinada, mas ele certamente não está pronto para fazer isso de novo...........




Bom, como você já deve ter reparado, estou bem inclinada a acreditar que a Rey não é filha do Luke...........mas o que você pensa sobre isso? Deixe seu comentário e não se esqueça de conferir os vídeos usados para fazer este post:









Bjinhos Estrelares,


Tati.

   

Um comentário :

  1. Muito boa análise, você conseguiu enxergar pontos q muitos não vêem..
    Ótimo post! Parabéns =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...