sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Profecias: Livro x Seriado - GOT




As profecias estão ficando cada vez mais confusas em GOT, principalmente porque a série muda algumas coisas dos livros, o que acaba indo contra certas profecias e, assim, gera muitas confusões e dúvidas entre os telespectadores. Outra coisa bastante irritante é que muitas vezes o seriado não mostra a profecia completa, o que cria ainda mais dúvidas entre os fãs. Vamos discutir um pouco sobre esses mal-entendidos:



A profecia de Mirri Maz Duur e a esterelidade de Daenerys




O livro dá a entender que a Daenerys ficou infértil depois do ritual da bruxa para "trazer Khal Drogo de volta à vida", em que a Dany acaba pagando com a vida de seu filho........

No seriado, depois que o ritual acaba e a Dany vê o Drogo quieto e olhando para o nada, temos o seguinte diálogo:


"Quando ele (Drogo) será como era antes?" - Dany pergunta.

"Quando o sol nascer no oeste e se por no leste", disse Mirri Maz Duur, "Quando os oceanos secarem e as montanhas voarem no vento como folhas."




Mas no livro a fala de Mirri é um pouco mais longa. Além das três condições mencionadas acima, ela menciona uma outra:


"(....) Quando o seu útero ficar ativo novamente e você der à luz a uma criança viva. Aí ele retornará, não antes."


Então, a série omitiu a parte relacionada à esterelidade da Dany.........talvez por que ela não ficou estéril na série? Eu costumava pensar assim, mas aí resolvi rever a cena em que a Dany foi encontrada pelos Dothraki (depois que o Drogon a resgatou da arena e a deixou em um lugar relativamente distante de Meereen) e foi levada até Khal Moro. Eles tiveram o seguinte diálogo:


- Hoje à noite você se deitará comigo e, se eu tiver sorte, você me dará um filho. Entendeu? (Khal Moro)


- Eu não irei me deitar com você. E não irei te dar nenhum filho, nem para você, nem para ninguém. Não até que o sol nasça no oeste e se ponha no leste. (Daenerys)




Então, o que podemos entender disso é que ela realmente se tornou estéril, assim como nos livros. Mas por que o seriado não mostrou toda a profecia? Eles não podem simplesmente mostrar partes das profecias e esperar que a gente presuma que as frases omitidas estão implícitas. Afinal, a série é diferente do livro em muitos aspectos, então, quando certas partes dos livros são omitidas, não dá para ter certeza se elas ainda são válidas. 



A profecia de Maggy e a morte e os filhos inesperados de Cersei




Quando a Cersei era adolescente, ela foi visitar a bruxa Maggy para perguntá-la sobre o seu futuro. A bruxa chupou o sangue do dedo da Cersei e disse que ela tinha direito a três perguntas. Temos o seguinte diálogo na série:


Cersei: Estou prometida ao príncipe. Quando iremos nos casar?

Maggy: Nunca. Você irá se casar com o rei. 

Cersei: Mas eu serei rainha?

Maggy: Sim. Você será rainha por algum tempo........até chegar outra, mais nova e mais bonita, que irá te derrotar e tirar tudo de você. 

Cersei: Eu e o rei teremos filhos?

Maggy: O rei terá vinte filhos, e você, apenas três. Suas coroas serão de ouro, assim como suas mortalhas. 




No livro, porém, a última fala de Maggy é um pouco mais longa:


"(.....) E quando você tiver se afogado em lágrimas, o valonqar irá colocar as mãos em volta de seu pescoço pálido e irá te estrangular até a morte". 


Então, como podemos ver, a parte do valonqar ("irmão mais novo" em Valyrian) não foi mostrada no seriado..........e o que podemos concluir disso? Devemos considerar que a parte omitida ainda é válida? Bom, acredito que ainda seja. Afinal, a esterilidade de Dany foi primeiramente omitida na série, mas foi confirmada posteriormente.

Como se já não fosse confuso o bastante, tem uma outra parte que gera bastante dúvidas: Maggy disse que a Cersei teria apenas três filhos e que suas coroas seriam douradas (o que provavelmente é uma metáfora para a cor do cabelo deles), assim como suas mortalhas (indicando que os filhos da Cersei morreriam antes dela, o que de fato aconteceu)............Sim, tudo parece se encaixar, MAS o que dizer sobre as outras crianças inesperadas? Quero dizer, a Cersei está grávida agora..........se ela acabar tendo o bebê, a profecia será quebrada?




Bom, para falar a verdade, a profecia já foi quebrada no seriado, uma vez que a Cersei teve outro filho: seu primogênito tinha cabelo preto (e, consequentemente, presumimos que seja filho verdadeiro do Rei Robert Baratheon) e morreu por causa de uma febre quando ainda era bem pequeno. 

A Cersei primeiramente contou a história para a Catelyn quando esta estava cuidando do Brandon, que estava em risco de vida depois de ter sido empurrado da torre pelo Jaime. Alguns telespectadores questionaram se a história realmente era verdadeira, mas depois, ainda na primeira temporada, a Cersei fala da morte de seu filho com o próprio Robert, confirmando que ela não estava mentindo.

Isso confundiu muito os fãs e existem muitas teorias sobre o filho de cabelo preto da Cersei. Algumas dessas teorias inclusive alegam que o Gendry era esse menino, cuja morte foi forjada de alguma forma..........e um dos principais argumentos usados para defender essas teorias é que o Gendry certa vez falou para o Ned que a sua mãe era loira. 




Contudo, existem fortes razões que indicam que o filho de cabelo preto da Cersei nunca sobreviveu:

- o roteirista Bryan Cogman foi diretamente perguntando sobre as implicações disso com relação à profecia de Maggy, e ele confirmou que o filho de cabelo preto da Cersei com o Robert simplesmente não foi incluído na contagem "oficial" da bruxa porque o filho morreu quando ainda era  muito pequeno: "a Maggy apenas falou dos três filhos oficiais, que cresceram e eram conhecidos, etc."

- Nos livros "Canção de Gelo e Fogo", a Cersei nunca deu à luz a um filho de Robert. Quando o Ned Stark a confronta sobre a identidade do pai de seus filhos, ela admite que o Jaime era o pai, e que ela odiava o Robert desde sua primeira noite juntos, quando ele foi para o seu quarto bêbado e chamando pela Lyanna. Ela também revela que o Robert a engravidou uma vez, mas seu irmão encontrou uma mulher que conseguiu interromper a gravidez. Robert nunca soube da gravidez e do aborto.


Então, enquanto os livros mostravam uma Cersei bastante desumana e desprezível, que foi capaz de matar seu próprio filho só por ser do Robert, o seriado preferiu mostrar uma versão mais humana da personagem, que amou e sofreu com a morte de seu filho, mesmo sendo filho do Robert. 

Portanto, o filho de cabelo preto da Cersei foi mostrado na série não por ter um papel mais importante no futuro. Ele apenas foi mostrado como uma forma de representar o filho dela com o Robert de uma maneira diferente da dos livros: ao invés de ter sido morto no útero pela sua própria mãe, era uma criança amada que acabou morrendo por causa de uma febre.




Enfim, eu entendo que seja muito fofa a atitude dos produtores de mostrar uma versão menos má da Cersei, mas a verdade é que eles não deveriam ter inserido esse filho de cabelo preto na história. Isso só serviu para confundir os fãs e criar uma incongruência com a profecia de Maggy. Afinal, um filho nascido é um filho nascido, claro que deveria ter sido incluído na contagem.........e não importa quais desculpas esfarrapadas os produtores tentem dar, foi uma falha bastante descuidada do roteiro.

Bom, voltando à questão envolvendo a nova gravidez da Cersei, prefiro acreditar que ela irá sofrer um aborto, porque senão haverá uma incongruência ainda maior com a profecia...........sim, eu sei que profecias podem não se tornar verdadeiras, mas não podemos nos esquecer de que GOT é um universo fictício em que coisas mágicas e sobrenaturais acontecem...........então, porque as profecias deveriam ser uma exceção?!


A profecia do Azor Ahai e/ou príncipe prometido




Outra profecia que é bastante confusa é a do Azor Ahai, que, pelo que me lembro, não chegou a ser comentada na série ainda. Talvez nunca seja........a não ser que o Azor Ahai seja também o príncipe prometido, de quem a Melisandre comentou quando conheceu a Daenerys no seriado:


- O que o Senhor da Luz espera de mim? (Daenerys)

- A Longa Noite se aproxima. Apenas o príncipe prometido pode trazer o amanhecer. (Melisandre)

- Creio que eu não seja um príncipe. (Daenerys)

- Me perdoe, Sua Graça, mas a sua tradução não está muito certa. Esse substantivo não possui gênero em High Valaryan. A tradução mais adequada para essa profecia seria "apenas o príncipe ou  princesa prometido(a) pode trazer o amanhecer. (Missandei)

- E você acredita que essa profecia se refere a mim? (Daenerys)

- Profecias são coisas perigosas.......eu acredito que você tenha um papel a cumprir, assim como outra pessoa: o Rei do Norte, Jon Snow. (Melisandre)




Então, as coisas estão muito confusas. Não dá nem para ter certeza se o Azor Ahai e o príncipe prometido são o mesmo. Eu acredito que eles sejam o mesmo, uma vez que os dois parecem ter um propósito comum: lutar contra a escuridão que se apoderou do mundo. Porém, se realmente for isso, não entendo por que o termo "Azor Ahai" não foi mencionado ainda......

De todas as teorias relacionadas ao assunto, a teoria "Jon Snow Azor Ahai" é a que mais faz sentido de todas. Ele cumpre todos os requisitos para ser o Azor Ahai e o príncipe prometido. A única coisa que ainda não está muito clara é a parte da lenda em que o Azor Ahai sacrifica a sua esposa para criar a Lightbringer, a espada flamejante que será usada para combater o mal.




Bom, é possível que a Daenerys acabe sendo o grande amor do Jon Snow que deverá ser sacrificado. Afinal, a Melisandre acredita que tanto a Dany quanto o Jon têm um papel a cumprir e, conforme os episódios anteriores estão indicando, os dois provavelmente se envolverão romanticamente em certo ponto......Bom, eu realmente espero que isso não aconteça, seria muito patético. Eu acredito que a Daenerys tenha um papel muito mais importante (governar os Setes Reinos por algum tempo até ficar louca que nem o seu pai) do que apenas ser o amor verdadeiro de alguém e ter de ser sacrificada para poder criar uma espada........

Bom, na verdade, se formos analisar a teoria de uma maneira mais literal, nem o Jon, nem a Daenerys são príncipe e princesa. Eles são Rei e Rainha: um representando o gelo e o outro, o fogo, respectivamente. Ou seja.......literalmente falando, o mais lógico seria que o príncipe prometido (que é o que possui a canção de gelo e fogo) fosse o filho dos dois. Até a expressão "canção de gelo e fogo" possui um trocadilho na língua original: SONg of Ice and Fire (canção/filho do gelo e do fogo). Será que esse trocadilho foi proposital? Será que na verdade a expressão está implicitamente indicando que o príncipe será filho de um Rei e de um Rainha que representam o gelo e o fogo?

Eu sei que tem a questão da esterilidade da Dany, mas a verdade é que esse é o menor dos problemas. Afinal, se o Senhor da Luz chegou até a ressuscitar o Jon, é óbvio que ele poderá recuperar a fertilidade da Dany.........




O maior dos problemas é que o exército dos mortos já está invadindo Westeros, a escuridão já está sendo instaurada. Não há mais tempo para o príncipe prometido nascer e crescer para então cumprir o seu destino.........ou será que há uma solução para isso? Comentei sobre algumas possíveis hipóteses no meu post anterior. Depois dê uma olhadinha =)

Mas, claro, tem sempre a possibilidade da profecia ser bem mais metafórica do que a gente imagina..........vamos confiar no George Martin que com certeza ele não nos desapontará. O problema vai ser se os produtores da série quiserem ficar mudando demais as coisas....... 




Enfim, o seriado deveria tomar mais cuidado com as profecias, porque senão a história ficará muito confusa e patética, o que fará esse nosso amado universo fictício perder boa parte do seu encanto.




Bjinhos proféticos,


Tati.


5 comentários :

  1. Bom é o príncipe prometido . Ele é filho do Gelo (Lyanna)e do Fogo (Rhaegar).

    ResponderExcluir
  2. Faça um post sobre o Senhor da Luz. Na série não fica claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vou fazer depois. Só vou dar um tempinho de posts de GOT porq to cansada de falar sobre esse seriado rsrs

      Excluir
  3. A série já não tem mais nenhuma obrigação de ser fiel com os livros já a algum tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou criticando o fato de ser diferente dos livros. Estou criticando o fato da série se contradizer: mostrar apenas partes das profecias (e aí fica a duvida: a parte omitida ainda é valida? Justamente pela série ser diferente dos livros) e depois ver que o que foi omitido ainda é válido; contradizer profecias que o seriado mostrou..........esse tipo de coisa q eu critiquei, entendeu? A falta de clareza e as contradições dentro do próprio seriado, sem envolver os livros.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...