terça-feira, 19 de setembro de 2017

Sangue, ouro e amor: Traições de Dany - GOT




De acordo com os Imortais, a Daenerys conhecerá três traições: por sangue, por ouro e por amor. Imagino que todo mundo concorda que a primeira se refere à Mirri, mas e as outras duas? Acredito que a segunda se refira à Doreah, mas não entendo por que a maioria das pessoas não fala sobre esse teoria. A terceira traição também é bastante polêmica e há muitas teorias sobre isso. Bora discutir cada um desses tópicos:



As profecias dos Imortais




No livro, a cena que mostra a Dany na Casa dos Imortais é bem diferente da mostrada no seriado:


"Seguindo o conselho do Pyat Pree, Daenerys Targaryen vai até a Casa dos Imortais. Lá, ela tem várias visões sobre eventos passados e futuros. 

(....)

Os Imortais a chamam de 'mãe dos dragões' e 'filha de três' e começam a falar de profecias, dizendo 'três fogos você irá acender: um para a vida, outro para a morte e outro para o amor.... três coisas você irá cavalgar: uma para a cama, outra para o pavor e outra para o amor.... três traições você conhecerá: uma por sangue, outra por ouro e outra por amor' ". (Clique AQUI para conferir o texto completo)


Existem muitas teorias sobre todas essas profecias, mas neste post iremos discutir apenas sobre a profecia das traições por sangue, ouro e amor.



Traição por sangue




Imagino que todo mundo concorda que essa traição se refere à Mirri Mas Duur, a bruxa que teve a sua cidade destruída pelos dothraki e, para se vingar do que fizeram com o seu povo, ela trai a Dany dizendo que iria curar o seu marido moribundo em troca de outra vida. A bruxa sugere que a vida do cavalo de Drogo é que seria o pagamento, mas depois do ritual a Daenerys descobre que ela pagou com a vida de seu filho, que ainda estava em seu útero.

Como se não fosse horrível o bastante, a Dany também descobre que o seu marido não foi curado da maneira esperada: ele estava respirando, mas não faz fazia nada além de ficar deitado com o olhar distante........




E aí ela pergunta para a bruxa:


Quando ele (Drogo) voltará a ser como antes? - Dany perguntou.

"Quando o sol nascer no Oeste e se pôr no Leste", disse Mirri Maz Duur, "Quando os oceanos secarem e as montanhas voarem no vento como folhas. Quando seu útero ficar ativo novamente e você der à luz a uma criança viva. Só então ele retornará, não antes".


Enfim, está claro que essa é a traição por sangue. Agora, vamos falar sobre as outras duas, que são muito mais polêmicas........



Traição por ouro




Muitas pessoas acreditam que essa traição se refere ao Jorah, que enviava ao Varys informações sobre os Targaryen..........porém, parece que ele não fez isso por dinheiro, mas para ganhar permissão para voltar a Westeros.

Então, a quem essa traição se refere? Muitas pessoas acreditam que ela ainda não aconteceu, mas eu acredito que se refere à Doreah, serva da Daenerys e ex-escrava sexual.

Ela e a Dany eram muito amigas, a Doreah inclusive chegou a ensiná-la a ser sedutora e usar sua sexualidade para ganhar o respeito do marido, Khal Drogo.

Porém, a Doreah traiu a Dany na segunda temporada, quando eles chegaram na cidade de Qarth e conheceram o Xaro Xhoan Daxos, o único dos Treze (os governantes da cidade) que deixou a Dany e o seu povo entrarem na cidade...........mas Xaro não fez isso porque era bonzinho, ele fez isso porque tinha um trato com o Pyat Pree, o bruxo da Casa dos Imortais..........

Xaro permitiu que a Dany entrasse na cidade e, depois, roubou seus dragões (com a ajuda da Doreah) e os entregou aos Imortais, para que a magia destes ficasse mais poderosa (e eles também queriam aprisionar a Dany na Casa dos Imortais porque os dragões ficam ainda mais fortes em sua presença)...........em troca, Pyter matou os outros membros dos Treze e Xaro se declarou Rei de Qarth.




Depois de conseguir escapar da Casa dos Imortais e recuperar seus dragões, Daenerys e seu povo invadem a casa de Xaro, onde ele é encontrado na cama com a Doreah, revelando que esta a traiu e ajudou a roubar seus dragões. Depois de roubar a chave circular de Xaro, eles abrem seu cofre mas descobrem que não havia nada lá dentro, mostrando que a fortuna de que ele tanto se gabava era uma mentira. Então, Xaro e Doreah são trancados no cofre para morrerem lá dentro. (Clique AQUI para ler todo o texto)




Podemos presumir que a Doreah traiu a Dany por dinheiro, uma vez que ela estava encantada pelo Xaro, que diziam ser o homem mais rico de Qarth (o que descobrimos ser uma grande mentira).

Então, quando o Xaro propôs o trato a Doreah, esta não resistiu...........afinal, ela estaria com o (dito) homem mais rico de Qarth e, além de que, ela estava convencida de que a Dany não sairia viva da cidade.

Pelo que tudo indica, essa foi a traição por ouro, e é tão claro para mim.........não entendo por que a maioria das pessoas não pensou nisso.



Traição por amor




Essa é com certeza a traição mais confusa, uma vez que provavelmente não tenha acontecido ainda..........quando pensamos sobre o assunto, vemos que o a traição de Jorah pode se encaixar nesta, uma vez que ele traiu a Dany pelo amor à sua Casa e ao seu lar..........porém, ele não "completou" sua traição, não deixou a Dany ser envenenada e passou a ser tão fiel a ela depois disso..........portanto, não creio que possa ser considerado um verdadeiro traidor.........

Quem será então? Vamos discutir algumas teorias:  



Varys




Como bem sabemos, o Varys é conhecido por trair os reis para quem trabalhava, então, não creio que será diferente com a Daenerys. É bem possível que ele a trairia se considerasse que era o melhor para o reino.

E até que pode ser considerada como traição por amor, uma vez que o Varys estaria fazendo isso pelo amor ao povo........

O único problema com essa teoria é que não parece haver episódios suficientes para a Dany reinar por algum tempo até ficar louca que nem o seu pai e acabar sendo traída pelo Varys.........eu realmente queria que isso acontecesse (vê-la enlouquecendo e tudo mais..........seria bem legal), mas infelizmente não acredito que haverá tempo para isso.......

Também existe uma teoria maluca sobre o Aegon Targaryen (filho da Elia e do Rhaegar) ainda estar vivo porque o Varys o protegeu durante todos esses anos e o educou para ser o melhor rei que Westeros poderia ter..........então, guando a hora certa chegar (provavelmente depois que a Cersei for derrotada), ele irá clamar o garoto como sendo o verdadeiro herdeiro do trono, não a Dany......




Claro que isso é bem improvável de acontecer, principalmente porque o seriado (e provavelmente os livros também) não iriam dar ao Jon o mesmo nome de um personagem que ainda estava vivo. Além de que,  Rhaegar anulou seu casamento com a Elia, o que significa que o Aegon (seu filho com a Elia) é um bastardo e, consequentemente, não tem direito ao trono.........então, qual é o propósito de inserir um enredo tão complicado como esse (e que demandaria tempo para ser desenvolvido) se não haverá conflitos quanto à sucessão do trono?

Outra teoria que faz muito mais sentido é que, depois que as guerras acabarem e a Cersei for derrotada, pode ser que o Varys prefira que o Jon seja o Rei de Westeros por acreditar que ele será um governante melhor que a Daenerys......então, pode ser que o Varys tente colocar o Jon contra a Dany e tente convencê-lo a clamar seu direito ao trono.

Sim, eu sei que o Jon e a Dany podem se casar e governar Westeros juntos, mas a verdade é que apenas um pode sentar no Trono de Ferro e ter a última palavra sobre tudo. 



Missandei




Já fiz alguns posts sobre se havia um traidor no time da Daenerys..........afinal, foi tão estranho o Euron Greyjoy ter encontrado a frota dos sobrinhos tão facilmente e, depois, ter chegado em Casterly Rock no timing perfeito para destruir os navios dos Imaculados..........

Quero dizer, é difícil de acreditar que o Euron e o seu pessoal tenham ficado no mar por tempo ilimitado, só esperando que o inimigo aparecesse algum dia..........eles teriam que esperar por semanas ou até mesmo por meses, o que seria bem exaustivo e arriscado, uma vez que poderiam ser descobertos (afinal, não é fácil esconder uma frota inteira - ainda mais uma tão grande quanto a do Euron - em mar aberto).

Então, ou se trata de um roteiro mal escrito com conveniências absurdas, ou alguém no time da Dany a traiu, enviando informações sobre o plano ao inimigo. É por isso que o Euron sabia quando e onde encontrar a frota dos sobrinhos e, no caso dos Imaculados, mesmo que a Cersei já presumisse o ataque a Casterly Rock, foi o traidor quem forneceu informações sobre o dia em que os Imaculados provavelmente chegariam lá..........é por isso que o Euron chegou no timing perfeito.




Imagina se a frota do Euron tivesse chegado alguns dias depois? Os Imaculados já estariam navegando de volta para a Pedra do Dragão e, assim, seus navios não teriam sido destruídos..........resumindo, a armadilha da Cersei e do Jaime não teria sido tão bem sucedida se não fosse pelo timing perfeito.


Então, quem poderia ser o traidor no time da Dany? Acredito que a Missandei seja uma forte suspeita por algumas razões:

- ela participou das reuniões em que se discutia sobre os planos de conquistar Westeros;

- é possível que, depois de ter feito sexo com o Grey Worm, ela tivesse perguntado detalhes relacionados ao ataque a Casterly Rock (informações como o dia em que os Imaculados provavelmente chegariam lá);

- o Tyrion apresentou a Missandei para o Sor Davos e o Jon como sendo a conselheira mais confiável da rainha, o que é um forte motivo para suspeitar dela, uma vez que a Dany já foi traída por pessoas próximas consideradas confiáveis (como a Doreah);

- quando o Sor Davos não conseguiu reconhecer de onde era o sotaque, ele a perguntou de onde era e ela agiu de uma maneira muito estranha e se esquivou da conversa.




Por que ela agiu desse jeito quando o Sor Davos a perguntou sobre isso? Talvez é porque ela já morou em algum lugar que não poderia revelar? Talvez algum lugar que poderia levantar a suspeita de uma possível conexão com algum inimigo? Talvez com o Euron Greyjoy?

Como não sabemos muito sobre a vida do Euron e da Missandei, é possível que eles já tenham se conhecido antes, talvez até tivessem tido um romance..........e pode ser que o Euron tenha secretamente trocado mensagens com ela depois que esta chegou em Westeros, e de alguma forma a convenceu a ajudá-lo, talvez fazendo promessas românticas de que iriam ficar juntos..........e então a Missandei não se conteve e acabou traindo a Dany.



Tyrion Lannister       




Durante sua conversa com a Cersei no último episódio da temporada, Tyrion revelou que nunca quis destruir sua Casa, é por isso que convenceu a Dany a não invadir Porto Real..........então, talvez isso indique que ele irá trair a Dany pelo seu amor à Casa Lannister? Ou talvez já tenha a traído? Talvez tivesse falhado tantas vezes como Mão do Rei de propósito? E por que ele parecia estar tão preocupado quando viu o Jon entrando no quarto da Dany?

Existem algumas teorias sobre o assunto: será que o seu olhar preocupado no navio está de alguma forma relacionado com a Cersei? Afinal, o que ele disse a sua irmã para "convencê-la" a ajudar a combater os White Walkers? Talvez tivesse prometido que iria tentar destruir a aliança entre Jon e Dany? Isso justificaria por que o Tyrion parecia preocupado na cena do navio: ele viu que não seria fácil separar os dois.

Existe uma outra teoria que diz que o Tyrion prometeu à Cersei que o seu filho seria o sucessor do Trono de Ferro depois que a Dany morresse. Ele provavelmente contou à sua irmã sobre a esterilidade da Daenerys e disse que encontraria uma maneira de fazer com que o seu filho fosse o próximo governante dos Sete Reinos..........é por isso que ele parecia estar tão preocupado na cena do navio, afinal, se a Dany não fosse estéril e tivesse um filho com o Jon, o Tyrion não poderia cumprir a sua promessa.




E aí você me pergunta: mas a Cersei não irá ajudá-los na Grande Guerra, então por que o Tyrion iria se preocupar em manter sua palavra se ela não cumpriu a dela? Sim, isso ainda está muito confuso, mas pensei sobre algumas possibilidades:

- o fato da Cersei não cumprir com a sua promessa está de alguma forma relacionado com o trato;

- a Cersei não acreditou que o Tyrion cumpriria sua palavra, então ela decidiu quebrar o trato primeiro.........e, nesse caso, ele estaria liberado de qualquer promessa que talvez tivesse feito.


Claro que há sempre a possibilidade do Tyrion não ter traído a Dany e talvez nunca irá trair. Pode ser que ele realmente queira que ela seja rainha, mas sem que a sua Casa seja destruída. Então, é possível que ele tenha "convencido" a Cersei a ajudá-los na Grande Guerra prometendo-a que iria proteger ela e o seu filho de serem assassinados, caso a Daenerys se torne rainha. 

Porém, como a Cersei não confia no seu irmão, decidiu quebrar o trato. Ela inclusive falou para o Jaime "Você esperava que eu fosse acreditar no homem que matou nosso pai?". É por isso que ela achou que o melhor a fazer era não cumprir sua promessa e apenas deixar "os monstros se matarem".




Mas então por que o Tyrion parecia estar tão preocupado na cena do navio? Ciúmes? Ou será que ele estava simplesmente preocupado com o fato de que o relacionamento amoroso de dois líderes importantes possa criar problemas? Em uma entrevista, o diretor Jeremy Podeswa nos dá algumas dicas sobre o que está acontecendo:


"Durante a entrevista com a INSIDER, o diretor Jeremy Podeswa nos explicou o que poderia estar passando na cabeça do Tyrion na cena do navio:

'Creio que seja uma combinação de vários fatores', disse Podeswa à INSIDER. 'Ciúmes é uma palavra muito simples para descrever o que estava passando em sua cabeça. Acredito que o que realmente esteja acontecendo é que o Tyrion é um estrategista. Alguém que pensa no futuro e nas consequências que algo pode gerar. (....) Agora que  há um envolvimento amoroso entre a Dany e o Jon, ninguém sabe como que isso irá influenciar suas decisões e planos futuros'.      

Analisando a sétima temporada, podemos ver que a Daenerys criticou bastante o Tyrion pelos seus planos fracassados, principalmente depois que perderam Dorne e o Jardim de Cima como aliados. Ela passou a pedir conselhos para o Jon com cada vez mais frequência.

'Então, isso cria um potencial problema para o Tyrion', disse Podeswa. 'Qualquer influência que talvez ele ainda tivesse sobre Dany, pode acabar completamente agora, uma vez que o Jon se tornará mais importante para ela do que a sua própria Mão. As escolhas que ela fará poderão ser influenciadas por isso. Então, para Tyrion, a preocupação está nas consequências que esse envolvimento íntimo dos dois possa gerar em um futuro próximo' ". (Clique AQUI para conferir o post completo)  


Portanto, a não ser que o diretor esteja querendo nos enganar, é bastante improvável que o Tyrion tenha traído a Dany.



Jon Snow




De acordo com a lenda do Azor Ahai:


"A escuridão se apoderou do mundo e um herói, o Azor Ahai, foi escolhido para lutar contra o mal. E, para isso, o Azor Ahai deveria construir uma espada. Ele trabalhou nesta por trinta dias e trinta noites até que finalmente foi finalizada. Porém, quando foi testá-la na água, a espada quebrou. Ele trabalhou em uma nova espada por cinquenta dias e cinquenta noites. Desta vez, para testá-la, capturou um leão e enfiou a espada em seu coração, mas o aço quebrou novamente. Pela terceira vez trabalhou em uma nova espada por cem dias e cem noites até que fosse terminada. Dessa vez ele sabia o que devia fazer e, com o coração apertado, chamou a sua esposa, Nissa Nissa, e a pediu para expor seu peito. Ele enfiou a espada no peito da esposa e a alma desta, combinada com o aço da espada, criou a Lightbringer".


Então, se o Jon for o Azor Ahai, talvez ele tenha que matar a Daenerys, sua amada, para criar a Lightbringer, a espada flamejante que será usada para combater o mal.

Essa teoria também pode ser embasada em uma das profecias dos Imortais: "três fogos você irá acender: um para a vida, um para a morte e um para o amor".

A parte "acender para o amor" pode estar se referindo ao fato de que a Daenerys será sacrificada pelo seu amado para criar a espada que será usada para combater a escuridão e, assim, trazer a luz de volta ao mundo. 




Porém, há alguns problemas com essa teoria:

- não acredito que possa ser considerado traição, está mais para um sacrifício necessário e pode ser até que seja consentido pela própria Daenerys (na lenda, parece que a Nissa Nissa concordou com isso);

- os últimos episódios da sétima temporada sugerem que a Dany terá um filho com o Jon e, se isso realmente acontecer, ela ficará viva pelos próximos nove meses, mas o exército dos mortos já está se aproximando e não há como esperar tanto tempo para criar a Lightbringer;

- pode ser que a lenda do Azor Ahai seja muito mais metafórica do que possamos imaginar.


É por isso que não acredito muito nessa teoria. Não acho que essa coisa toda de sacrifício seja literal. Além de que, pelo que me lembro, o seriado ainda não chegou a mencionar o termo "Azor Ahai", apenas comentaram sobre o príncipe prometido..........por que isso? Talvez seja por que o seriado não quer se preocupar em cumprir a lenda do Azor Ahai? 

Sim, parece que os produtores não querem se preocupar com uma lenda tão complicada e cheia de detalhes..............afinal, não haverá tempo para isso.




Então é isso gente, eu realmente espero que vocês tenham gostado. E eu quero saber de vocês: concordam que a traição por ouro se refere à Doreah? E quais são as suas teorias sobre a traição por amor? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo!




Bjinhos Traidores,


Tati.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...